Uma equipe de técnicos da Gerência de Saneamento da Arsal realizou uma série de visitas técnicas para obter informações sobre gestão de canais, operação e manutenção, cobrança, expansão e uso eficiente de recursos hídricos.
O principal objetivo das visitas é conhecer boas práticas de regularização e fiscalização do Canal do Sertão, potencial fonte de captação de água dentro do plano de concessões.
A equipe, formada pelos engenheiros Humberto do Valle, David Wilson e o gerente Dênis Costa, esteve em várias cidades entre os estados da Bahia e Pernambuco. Entre as localidades visitadas, estão o trecho V da transposição do Rio São Francisco, em Floresta (PE), a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), além do Distrito de Irrigação Nilo Coelho, em Petrolina, um modelo referência de PPPs, sem fins lucrativos envolvendo a União, por meio da Codevasf, e a associação de proprietários de terra para fruticultura.
Nesta etapa da visita, nossos técnicos tiveram acesso a informações sobre gestão dos canais que levam água do Rio São Francisco às propriedades, bem como desafios e experiências que podem ser replicadas aqui em Alagoas.
Com o novo marco legal do saneamento e concessão dos serviços de fornecimento de água e esgotamento sanitário, a Arsal tem buscado conhecer os melhores modelos implantados no país, além de aprimorar suas atividades enquanto agência reguladora.